segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Legião Urbana por Arthur Claro

Venho a pedido do Rodrigo fazer uma análise de umas músicas da banda sob o meu ponto de vista, selecionei uma música de cada disco da carreira da Legião Urbana, pois eu gosto de todas as músicas e não tem como eu dizer sobre todas elas aqui.


1- GERAÇÃO COCA-COLA ( DISCO LEGIÃO URBANA DE 1984 )
Renato Russo escreveu essa música que demonstra a influência norte-americana na nossa cultura, aonde nos empurram enlatados e outras coisas que são de costumes deles, ele também mostra o otimismo que vamos mostrar aos EUA que podemos dar a volta por cima e também que as crianças norte-americanas irão fazer piadas com as leis nos cinemas.


2- MÚSICA URBANA II ( DISCO DOIS DE 1986 )
Renato Russo descreve uma noite qualquer de qualquer cidade, pode ser que ele se inspirou no que ele viu nas ruas de Brasília, mas esse cenário não mudou desde quando foi escrita e gravada essa música.


3- QUE PAÍS É ESSE ( DISCO QUE PAÍS É ESSE DE 1978/1987 )
Renato Russo descreve o país que vivemos desde à época da criação da letra até os dias de hoje, ele esperava mudanças, mas infelizmente não aconteceram até agora.


4- MONTE CASTELO ( DISCO AS QUATRO ESTAÇÕES DE 1989 )
Renato Russo juntou brilhantemente uma passagem da Bíblia e a poesia de Luis Vaz de Camões, ele teve a ajuda dos outros integrantes para compor a parte sonora da música, ela mostra que Renato Russo conseguia transitar na Religião e na Literatura numa mesma música sem ferir nenhuma das partes.


5- VENTO NO LITORAL ( DISCO V DE 1991) 
Renato Russo escreveu essa música inspirado no seu então namorado norte-americano, a letra mostra um sofrimento de um final de relacionamento, Renato Russo sofreu como todos nós seres humanos quando isso acontece. Em um show antes de começar essa música ele pergunta para a plateia se alguém já sofreu por amor, mas ele complementa dizendo que se o amor é verdadeiro não existe sofrimento.


6-  GIZ ( DISCO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL DE 1993 ) 
Renato Russo escreveu essa música retratando o tempo que ele e os outros integrantes da banda eram pequenos quando voltavam da escola e estava chovendo, eles desenhavam um Sol para ver se a chuva passava, é uma brincadeira de criança que pode ser repetida por todos. 


7- DEZESSEIS ( DISCO A TEMPESTADE OU O LIVRO DOS DIAS DE 1996 ) 
Renato Russo nessa descreve um racha (competição que era modinha para ver quem era o maioral na disputa de uma garota, acelerando seus carros), nessa música a personagem principal toca músicas no violão conquistando garotas ou quem mais quiser, dirigia seu Opala Metálico Azul por todos os cantos de Brasília e foi num desses pegas que ele morreu, com apenas 16 anos de idade.


8- SAGRADO CORAÇÃO ( DISCO UMA OUTRA ESTAÇÃO DE 1997 ) 
Renato Russo não deixou registrado o vocal dessa música, não sei se foi de propósito ou os integrantes da banda não quiseram colocar, pois Renato Russo tinha morrido no dia 11 de outubro de 1996. No encarte do disco contém a letra da música, mas infelizmente não dá pra ouvir a voz do Renato Russo nessa bela canção. 


Galera só citei os discos que possuem músicas feitas para os discos, tem outros discos oficiais da Legião Urbana que são regravações de músicas já gravadas em discos anteriormente, se for o caso posso voltar (isso se o Rodrigo deixar) e comentar outras músicas desse outros discos, pra isso vocês tem que comentar pedindo para ele isso. Obrigado pela atenção de todos e muito obrigado Rodrigo por você deixar eu falar um pouco de uma das bandas que eu adoro e sei quase tudo sobre ela.

  http://www.arthur-claro.blogspot.com/Essa é a segunda tatuagem que tenho que fiz em homenagem a banda e ao grande Renato Manfredini Júnior (Renato Russo).


URBANA LEGIO OMNIA VINCIT E FORÇA SEMPRE

8 comentários:

  1. A Legião com certeza é a grande banda de Brock. Muitos dos que não curtem rock, curtem Legião! Impossível escolher a minha favorita!

    http://putariacarioca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha o Arthur aí gente.
    Eu não sabia deste lado D.J. dele.
    Belo posto.
    A partida do Renato Russo foi uma grande perda para a música brasileira.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e as músicas selecionadas, a minha preferida sem dúvidas é a primeira haha
    Achei muito legal o comentário que você fez sobre a música, grande parte delas eu não sabia ainda.
    Beijinhos
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
  4. saudades de quando a musica brasileira era musica de verdade

    ResponderExcluir
  5. Já leu "Renato Russo, o filho da revolução"??? Aposto q sim, né!?! É bem interessante entender como muitas das músicas da LU nasceram.

    ResponderExcluir
  6. A minha música preferida é a "Que país é esse?" Tipo, quase todas são minhas preferidas, mas por essa música descrever realmente o nosso país, por esperarmos melhoras, ele foi muito sincero em escrever essa música. Só isso que me encanta, a sinceridade dele em todas as músicas também. E por ele escrever sempre a verdade. :)

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir

* Seja seguidor e parceiro do meu blog
* Comente [comentarios inteligentes]
* Não poste comentarios " Legal, Gostei disso" Comentarios Construtivos.
* Comente sobre o post
* Sempre retribuo os comentarios
* Os caloteiros sempre tem que existir né? uma pena
* Não coloque link pornografico
* Mas coloque o link para retribuir a sua visita
* Volte sempre

Rodrigobandasoficial seu comentario.